NOVO NORMAL

BASTA CLICAR NO TÍTULO ABAIXO PARA ACESSAR O DOCUMENTO EM PDF:

  1. PROTOCOLO SANITÁRIO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO;
  2. MANUAIS DA ABRALIMP – NOVO NORMAL – PANDEMIA COVID 19;
  3. Cartilha sobre colocação e retirada de EPIs – COFEN;
  4. Higienização das mãos com preparações alcoólicas e com água e sabonete;
  5. Cartilha de Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde;
  6. ORIENTAÇÕES GERAIS –Máscaras faciais de uso não profissional;
  7. ORIENTAÇÕES PARA SERVIÇOS DE SAÚDE: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE QUE DEVEM SER ADOTADAS DURANTE A ASSISTÊNCIA AOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2);
  8. Segurança do paciente em serviços de saúde: Limpeza e Desinfecção de Superfícies;

76 DICAS ÚTEIS SOBRE LIMPEZA PROFISSIONAL DURANTE O NOVO NORMAL:

MENOR DESGASTE FÍSICO E TEMPO DESPENDIDOS, MAIOR ECONOMIA DE ÁGUA E PRODUTO E MAIOR SEGURANÇA PARA OS INTEGRANTES DAS EQUIPES DE LIMPEZA!

MAIS QUALIDADE NA TAREFA DE LIMPEZA:

  1. OS MELHORES PRODUTOS, OS DE MAIOR QUALIDADE E PRODUTIVIDADE TEM CUSTO MAIOR. NÃO EXISTE MÁGICA, MILAGRE OU PULO DO GATO. SE NÃO FOR UMA PROMOÇÃO DO FABRICANTE OU DO REVENDEDOR, DESCONFIE SEMPRE DE PRODUTOS COM “PRECINHO” MAIS EM CONTA.
  2. NUNCA, MAS NUNCA MESMO, MISTURE QUALQUER TIPO DE PRODUTOS QUÍMICOS DE LIMPEZA. A REAÇÃO QUÍMICA PODE CAUSAR DANOS TANTO À SUPERFÍCIE QUE ESTA SENDO LIMPA E AO MEIO AMBIENTE, MAS PRINCIPALMENTE, PODE TRAZER SÉRIAS COMPLICAÇÕES À SAÚDE DO TRABALHADOR.
  3. SIGA SEMPRE AS ORIENTAÇÕES DO FABRICANTE QUE DEVEM CONSTAR, OBRIGATORIAMENTE, NA FICHA TÉCNICA E NA FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico, NA DÚVIDA CONSULTE SUA ENCARREGADA OU  SUPERVISÃO.
  4. NO MERCADO DE LIMPEZA PROFISSIONAL EXISTEM PRODUTOS DETERGENTES A BASE DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO QUE SUBSTITUEM OS DETERGENTES COMUNS COM ENORME ECONOMIA. SE VOCÊ AINDA NÃO TESTOU, TANTO NA EMPRESA COMO EM CASA, PODE E DEVE COMEÇAR A PENSAR NISSO.
  5. JÁ DISPONÍVEL PARA COMPRA EM REVENDAS E DISTRIBUIDORES, FIBRAS DE SUPORTE LT (limpa tudo) DO MODELO “NÃO RISCA”, ELA TEM A COR AZUL ROYAL, E PODE SUBSTITUIR A FIBRA BRANCA TANTO NA LIMPEZA DE VIDROS COMO NA LIMPEZA DE AZULEJOS, PORCELANATOS E PISOS VITRIFICADOS. É INDICADO TAMBÉM PARA A LIMPEZA DE AÇO INOX E AÇO ESCOVADO. GARANTO QUE FUNCIONA MESMO.
  6. QUANDO ESTIVER LIMPANDO UMA SUPERFÍCIE, NUNCA ESFREGAR EM MOVIMENTO ESPIRAIS, MAS SEMPRE EM MOVIMENTOS UNIDIRECIONAIS !
  7. MINHA ORIENTAÇÃO É QUE NUNCA, MAS NUNCA MESMO, DEVE-SE BORRIFAR/ASPERGIR A SOLUÇÃO DETERGENTE DIRETAMENTE NA SUPERFÍCIE QUE ESTA SENDO LIMPA. PRIMEIRO NO PANO, NA ESPONJA (lado macio) E DEPOIS, EM MOVIMENTOS UNIDIRECIONAIS PASSAR NA SUPERFÍCIE.
  8. MUITA ESPUMA NÃO É SINAL DE PODER DE LIMPEZA, OS PRODUTOS QUÍMICOS DE LIMPEZA PROFISSIONAL TEM BAIXO ÍNDICE DE ESPUMAÇÃO.
  9. A TAREFA DE LIMPEZA PROFISSIONAL SEGUE UMA CERTA LÓGICA, PORTANTO DEVE-SE INICIAR SEMPRE DE CIMA PARA BAIXO E DO LADO MAIS LIMPO PARA O LADO MAIS SUJO.
  10. EVITE O USO DE CERAS A BASE DE CARNAÚBA OU MISTAS EM PISOS FRIOS E LISOS. ESSE TIPO DE PRODUTO DEIXA A SUPERFÍCIE MUITO ESCORREGADIA.
  11. EM HIPÓTESE ALGUMA USE QUALQUER PRODUTO ÁCIDO, POR EXEMPLO LIMPA PEDRAS, POIS AGRIDEM A SUPERFÍCIE, ATRAVÉS DA CORROSÃO. ELES TRAZEM UM RESULTADO IMEDIATO, MAS NO LONGO PRAZO DANIFICAM O PISO, TORNANDO O PROCESSO DE LIMPEZA MAIS DIFÍCIL A CADA UTILIZAÇÃO. NO LUGAR PODE-SE USAR DETERGENTES DE BASE ÁCIDA, COM pH ENTRE 0 E 4,5, LEMBRANDO QUE QUANTO MAIS PERTO DE 0, MAIOR É SUA AGRESSIVIDADE E PODER CORROSIVO.
  12. Limpar significa estabelecer prioridades e desenvolver rotinas de limpeza que lhe permitam executar um trabalho de alta qualidade.
  13. Limpar significa tirar a sujeira sem estragar a superfície que está sendo limpa.
  14. Você não precisa fazer tudo de uma vez, toda noite ou todo dia, sempre no nível máximo, planeje seu dia a dia de trabalho.
  15. Você deve andar pelas instalações para encontrar a rotina mais eficiente. Isto pode fazer a diferença em termos de tempo e consumo de produtos e água, e também diminuir o desgaste físico.
  16. Aprender como usar os equipamentos, onde os materiais são guardados, onde estão localizadas as fontes de água, ter os produtos químicos certos e diluídos corretamente.
  17. Consulte o Cronograma/Programação/Planejamento do trabalho de Limpeza no tocante às tarefas programadas para toda noite ou dia.
  18. Escolha o caminho ou rota mais eficiente para a limpeza de todas as áreas.
  19. Trabalhe o recinto sempre em um movimento circular.
  20. Ao iniciar o uso de um Cronograma de Trabalho é comum gastar 2-3 vezes mais tempo, até você desenvolver uma rotina.
  21. Com o passar do tempo você se tornará mais eficiente na administração do tempo e reduzirá o tempo total de limpeza.
  22. Nunca avalie uma nova rotina de trabalho com base no tempo que você despenderá nas primeiras semanas de serviço.
  23. Para limpar corretamente você precisa executar todas as tarefas numa ordem lógica ou em estágios corretos.
  24. Limpeza tem uma lógica e ela deve ser seguida.
  25. Primeiro, cuide da remoção do lixo e remoção de pó das superfícies altas e baixas . Tire todas as cadeiras do lugar (NÃO ARRASTE, levante e afaste-as), para que você possa passar Mop pó ou aspirador debaixo das mesas.
  26. Segundo, passe aspirador ou mop pó no piso. Coloque as cadeiras no lugar (NÃO ARRASTE, levante e afaste-as) ao terminar cada área.
  27. Terceiro, ao passar o aspirador é recomendado usar uma mão para passar aspirador e a outra para colocar as cadeiras no lugar.
  28. Esvazie os cestos de lixo antes de aspirar porque a remoção do lixo causa derramamentos e gera poeira.
  29. Ao passar o aspirador é recomendado que o faça em direção à porta, pois não deixará marcas dos seus pés no ambiente.
  30. As Entradas são de suma importância. Pois a sujeira se acumula quando as pessoas entram e saem do prédio. A entrada é a “primeira impressão”.
  31. Diariamente limpe as manchas / marcas dos vidros das portas.
  32. O piso da entrada sofre um grande desgaste causado pela sujeira. Funcionam como lixas nos pisos e criam uma rota de tráfego visível. Procure colocar uma barreira de contenção nas entradas pois isso evitará a entrada de sujidades sólidas.
  33. Outras áreas importantes são os Banheiros, Salas dos Diretores, Escritórios e Salas de Reunião.
  34. O pó das persianas pode ser facilmente removido com um pano de microfibras ou um espanador eletrostático extensível de microfibra.
  35. Os espelhos e vidros devem ser mantidos impecáveis sempre utilizando o pano de micro fibras na cor azul + água e detergente neutro
  36. Verifique se há marcas de dedos nas maçanetas, interruptores de luz, tampos de mesas de vidro, e outras áreas onde as pessoas colocam as mãos.
  37. Os sacos dos cestos de lixo devem ser mantidos limpos e vazios.
  38. Telefones e outros pequenos aparelhos eletrônicos e mecânicos requerem sua atenção diária.
  39. NÃO tire do lugar papéis e outros materiais que estiverem sobre as mesas. Por mais ”bagunçados” que estejam pois os usuários dessas mesas poderão reclamar.
  40. A melhor forma de lidar com a limpeza das mesas dos seus clientes é pedir que eles determinem qual é o melhor momento para “limpar” as respectivas mesas.
  41. Não jogue fora o que já não estiver no lixo ou claramente marcado como “LIXO”.
  42. Se você tiver um quartinho de limpeza ou depósito, mantenha-o limpo e em ordem. O aspecto deste recinto reflete a sua imagem profissional.
  43. Ao fazer a limpeza após o expediente sempre tranque a porta. Isto é para a sua proteção, bem como a segurança do prédio.
  44. Se você quebrar algo, observar algo “estranho” ou encontrar um problema de manutenção avise imediatamente seu Superior, ou deixe um recado e uma foto (celulares são uma maravilha tecnológica), avisando sobre essa anormalidade.
  45. Se você tirar algo do lugar durante a limpeza, não se esqueça de devolvê-lo ao lugar original antes de sair.
  46. Antes de sair ou apagar as luzes pare e verifique o recinto.
  47. Se pergunte está tudo em ordem ? Os objetos estão colocado de volta nos seus respectivos lugares?
  48. Você recolheu todos os seus materiais de limpeza?
  49. Está tudo trancado? Estando tudo em ordem apague as luzes à medida que você passar de uma área para outra.
  50. Antes de deixar a área ande por 5 -10 minutos para inspecionar o seu trabalho. Este procedimento simples resultará num excelente controle de qualidade.
  51. Tenha uma planta para você se locomover pelo prédio.
  52. Use os Equipamentos e Produtos Químicos que agilizam o trabalho.
  53. Investir nos equipamentos certos compensa. Os produtos químicos mais baratos não são os mais eficazes.
  54. Gasta-se 6 frascos do limpa-vidros mais barato ao invés de 1,5 do produto recomendado para limpar um espelho; usando produto de baixa qualidade você não está economizando dinheiro.
  55. Os produtos profissionais são os mais eficazes e têm o melhor desempenho. Eles aumentam a produtividade.
  56. Tente fazer mais metros quadrados por hora.
  57. Não aceite desempenho inferior para os seus Colaboradores.
  58. Trabalhe com rapidez e faça a coisa certa da primeira vez.
  59. Não desperdice tempo e movimentos. Planeje o seu trabalho e siga o plano.
  60. Esteja preparado e com tudo arrumado para quando começar o seu dia de trabalho.
  61. Elabore um checklist dos itens que precisa lembrar todo dia. (Sacos de aspirador limpos, panos de microfibras limpos, todos os frascos cheios e devidamente rotulados).
  62. Não receie discutir ideias para economizar custos e tempo com o seu Superior.
  63. Crie os melhores hábitos logo no início e ensine todos a agir da mesma forma.
  64. Preocupe-se sempre com a sua segurança e do seu cliente, mude de caminho, olhe para os lados, desconfie sempre.
  65. Jamais transite com seu uniforme fora do seu cliente. Ele chama a atenção e desperta o interesse de criminosos.
  66. Jamais comente detalhes e acontecimentos de seu trabalho com outras pessoas, e se alguém demonstrar muito interesse e fizer perguntas sobre o seu posto de trabalho, desconverse e demonstre que não tem interesse em continuar a conversa.
  67. Para a diluição de produtos químicos de limpeza, deve-se em primeiro lugar encher o recipiente com a quantidade de água recomendada pelo fabricante e somente adicionar a quantidade correta do produto concentrado.
  68. Jogar papéis no chão, sobre os móveis ou deixá-los guardados dentro de gavetas é um hábito muito comum em escritórios. Isso cria um ambiente sujo e desagradável de se trabalhar. Por isso, mantenha no local lixeiras próximas a cada estação de trabalho, sempre disponíveis para jogar lixo em geral.

  69. Os lixos orgânicos não devem ser misturados com papéis e materiais do tipo: restos de comida, por exemplo, não devem ser jogados em lixeiras comuns devido aos maus odores e à sua natureza particular.

  70. Seguem algumas dicas para a limpeza de equipamentos mais comuns encontrados em escritórios:

    • Computadores, teclados, notebooks e impressoras: ar comprimido é uma ótima opção para limpá-los. A sua aplicação correta elimina acúmulo de sujeira e poeira, e pode ser usado em diversas direções de forma prática e fácil. Recomenda-se a higienização pelo menos uma vez por semana. Para limpeza de teclados a utilização de cotonetes é uma boa opção.
    • Telas em geral: recomenda-se a limpeza uma vez por semana, e esta pode ser feita com um pano de microfibra em conjunto com produtos específicos indicados para telas. É importante também limpar a carcaça do monitor com os produtos recomendados pelo fornecedor do equipamento.

  71. Usar água na limpeza requer certos cuidados para evitar acidentes graves, como ao lavar o piso e as escadas, principalmente se forem cobertos por material escorregadio. Se o escritório for frequentado ou ocupado por pessoas idosas, os cuidados ao lavar pisos devem ser redobrados. Ao lavar os pisos não deixe de utilizar a placa de sinalização de piso escorregadio. É preciso atenção também com fios, tomadas e eletrodomésticos, já que o contato da água com a eletricidade pode provocar choques.

  72. A limpeza em áreas externas deve ser realizada por profissionais capacitados. A empresa especializada possui o material e os produtos adequados a essa finalidade, considerando, por exemplo, a limpeza dos vidros externos do prédio.

  73. Dependendo da extensão da área externa existente, a utilização de maquinários adequados pode racionalizar e gerar ganhos significativos de produtividade. Existem máquinas varredeiras, por exemplo, e outros equipamentos profissionais que podem executar os serviços de forma muito mais rápida e com mais qualidade.

  74. Contratando a empresa certa, ela poderá lhe auxiliar melhor na escolha do maquinário mais adequado as suas necessidades e até mesmo fornecer os mesmos para usos esporádicos.

  75. Mais uma recomendação importante: a contratação de profissionais aptos para a execução dos serviços de limpeza. Às vezes, com a falsa ilusão de economizar no curto prazo, as pessoas podem optar por fazer, elas mesmas, essas atividades ou contratar empresas que cobram preços mais baixos, mas não oferecem um serviço eficiente e seguro. E o que isso pode trazer como consequência? Resultados insatisfatórios, custos maiores no longo prazo e até mesmo a ocorrência de acidentes e aumento do passivo trabalhista.
  76. Uma forma de evitar possíveis problemas é pesquisando, e contratando, empresas especializadas em limpeza, que contam com profissionais bem treinados e capacitados.


 

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